top of page

Quer resolver os problemas elétricos em Sua  Residência 

ERROS MAIS COMUNS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 

 

Muitos por inexperiência ou falta de conhecimento fazem instalações que podem levar a diversas situações de risco e mau desempenho da instalação. Podemos analisar alguns dos erros mais comuns:

 
• Utilização de condutor elétrico de seção nominal inferior à necessária.

• Ligar em um mesmo disjuntor dois aparelhos que exijam circuitos individuais, como chuveiros, torneiras elétricas, ar condicionado, secadora de roupa, etc. 

• Problema mais encontrado por mim em residências com instalações antigas é a Troca do chuveiro por um mais potente sem verificar se a instalação elétrica suporta a potência do novo produto, ocasionando aquecimento dos cabos e o desarme constante do disjuntor.

• Muitos utilizam tomadas em chuveiros e aquecedores elétricos que exigem ligação direta. Por incrível que possa parecer esses problemas são decorrentes, principalmente, da falta de habilitação do profissional responsável pela instalação e desconhecimento do proprietário do imóvel que, preocupado em gastar menos, deixa de prestar atenção à execução e posteriormente deixa de levar em conta a tão necessária manutenção periódica das instalações.

• Instalação elétrica da residência sem o correto sistema de aterramento para tomadas em geral e principalmente para o chuveiro.

• Mal dimensionamento de disjuntor Geral e de circuitos individuais.

• Falta de pontos de tomas ocasionando o uso de benjamins que podem aquecer e ocasionar um curto circuito.

• Utilização de tomada de 10 A “Ampères” para aparelhos com correntes acima desta.

Esses foram os erros mais comuns, se você está com algum destes problemas faça um orçamento para solucioná-los.

O dimensionamento correto estabelece a carga necessária para a instalação de cada grupo de aparelhos, por exemplo, tomadas e pontos de luz, chuveiros, aparelhos de ar-condicionado, ferro elétrico, máquina de lavar e microondas. 

Um bom eletricista analisa quais equipamentos elétricos de maior consumo serão ligados, para determinar circuitos exclusivos para eles e utilizar dispositivo diferencial residual (DR) onde houver contato com água; chuveiros, banheiras, secadoras de roupa, entre outros, são alguns pontos de atenção. A intenção é proteger o usuário de choques que podem ser fatais ou, no mínimo, muito desagradáveis. 

bottom of page